SISUTEC 2019

O Programa Sisutec 2019 – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é de propriedade do Governo Federal, gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação, e vem como uma complementação do Pronatec 2019 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Foi criado no mês de agosto do ano de 2013, com o objetivo de inserir os jovens estudantes no mercado de trabalho, através da formação em Cursos Profissionalizantes e de Educação Tecnológica.

A escolha dos participantes do Programa é feita, única e exclusivamente, tendo como sustentação a nota obtida no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

SISUTEC 2019
SISUTEC 2019

Como Funciona o Sisutec 2019

Desde sua criação, no ano de 2013, o Programa Sisutec 2019 tem objetivado democratizar e amplificar o acesso e a permanência dos cidadãos brasileiros às oportunidades educacionais, em especial através da formação em Cursos Profissionalizantes e de Educação Tecnológica.

Hoje, o Sisutec 2019 proporciona esta formação, através da escolha e aplicação de vagas gratuitas no Brasil inteiro.

As etapas de inscrição e escolha de Cursos, são realizadas em etapa única, via online, através da própria Internet, no site www.sisutec.mec.gov.br.


Inscrições SISUTEC 2019

É condição sine qua non para realizar inscrição no Sisutec 2019, ter participado das provas do ENEM e ter nota superior a zero na redação.

O processo de inscrição e feito 110 % online, de maneira totalmente gratuita. Para efetivar esta etapa do processo, é fundamental ter em mãos o protocolo de inscrição e a senha utilizada no ENEM do ano interior (neste caso, exclusivamente em 2018).

O Programa visa atender, em especial, àqueles candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio (parte final da Educação Básica) em Escola Pública ou em Escola Particular através de Bolsa Integral. Sendo assim, 85 % das vagas do Programas são destinadas a este público.

VEJA TAMBÉM:


Como se Inscrever

As inscrições para o Programa 2019, são possíveis de serem realizados duas vezes ao long do ano, através do Portal Oficial do Sisutec www.sisutec.inf.br .

Para efetuar o processo de inscrição, o candidato necessitará ter em mão:

  • Número da Inscrição do ENEM 2018;
  • Senha do ENEM

Caso não possua tais dados em mãos, basta acessar o site do ENEM https://enem.inep.gov.br/ e recuperar os dados necessários.


Vagas SISUTEC 2019

As instituições abaixo listadas oferecem vagas para os Cursos Sisutec 2019:

  • Colégios Estaduais e Federais;
  • Escolas Técnicas Particulares;
  • Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades Federais;
  • Institutos Federais;
  • Unidades SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O Sisutec, bem como outros Programas de inclusão social de alunos no campo estudantil, possui uma política definida de cotas para acesso as vagas, definida da seguinte forma:

  • 85 % – Vagas para alunos que tenham concluído Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • 50 % – Vagas para alunos com renda familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, por membro da família. O aluno, também, deve ter cursado o Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • Percentual (baseado nos últimos dados do IBGE, relacionado a Instituição de aplicação de vaga), para Negros, Pardos e Indígenas. Tais alunos também devem ter concluído Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • Vagas Remanescentes.
Vagas Sisutec 2019
Vagas Sisutec 2019

Cursos SISUTEC

Os Cursos, em geral, mais procurados no Programa Sisutec, estão ligados aos Cursos Técnicos na Área da Saúde, Informática, Meio Ambiente, Agronegócio, Logística, Desenho de Construção Civil e Eletrônica.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *