Pronatec Voluntário 2019: Cursos, Vagas, Inscrições

O Pronatec Voluntário 2019 é uma ação governamental, desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação), que tem como objetivo oportunizar qualificações aos indivíduos de baixa renda, de modo que eles possam competir de forma mais eficiente no mercado de trabalho. Através do Pronatec Voluntário 2019, os estudantes de cursos técnicos tem a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho através do ensino técnico.

Por oferecer cursos de rápida duração e que podem, até mesmo, ser realizados à distância, o programa Pronatec 2019 tem ganhado bastante notoriedade ultimamente. Assim, tendo em vista essa relevância progressiva, a seguir serão esmiuçados os principais detalhes sobre ele.

Pronatec Voluntário 2019
Pronatec Voluntário 2019

Pronatec Voluntário 2019

O Pronatec Voluntário, que é totalmente gratuito, qualifica-se por oferecer capacitações que englobam as mais distintas áreas, as quais variam do setor comercial ao produtivo.

Esses cursos, que se dividem em FIC (Formação Inicial e Continuada) e em técnicos, são disponibilizados por instituições particulares de profissionalização que são parceiras do MEC e que são reconhecidas pelo mesmo – ou seja, que são válidas para corporações e empregadores.


Quem tem direito?

Todo indivíduo pode se eleger a uma das vagas ofertadas pelo Pronatec Voluntário, desde que ele tenha quinze ou mais anos e, caso se interesse por um curso técnico, tenha completado o Ensino Médio.

Quem tem direito ao Pronatec 2019
Quem tem direito ao Pronatec 2019

No entanto, é importante ressaltar que, como o objetivo do programa é beneficiar aquelas pessoas carentes e desprovidas de boas profissionalizações, certas categorias são priorizadas; são elas:

  • Beneficiários de programas sociais de complementação de renda – como o Bolsa Família;
  • Agricultores, aquicultores, extrativistas, silvicultores e pescadores;
  • Jovens que estejam em regimes sócio-educativos;
  • Indígenas ou quilombolas;
  • Deficientes.

Pronatec Voluntário à Distância

O Pronatec 2019 à distância nada mais é do que cursos não presenciais que podem ser totalmente concluídos em casa, o que permite, com maior facilidade, a tarefa de conciliar os estudos a um emprego fixo.

Sendo também franca, essa modalidade requer que os alunos apenas tenham acesso fácil à internet, já que as aulas e as apostilas são disponibilizadas de modo on-line.


Inscrições no Pronatec Voluntário 2019

O modo de realizar a inscrição no Pronatec 2019 é bastante simples. O passo a passo consiste em:

Inscrições Pronatec 2019
Inscrições Pronatec 2019
  • Acessar a página de inscrição do programa;
  • Preencher o formulário com as suas preferências e os seus dados;
  • Pesquisar se há vagas disponíveis;
  • Caso haja, por uma e informar os demais dados requeridos pela plataforma para assegurá-la.

Duração dos Cursos

As durabilidades das capacitações disponibilizadas pelo Pronatec Voluntário variam conforme o modelo de curso que foi escolhido.

  • Para os FIC, a duração é de 03 a 06 meses;
  • Os cursos técnicos são mais extensos, durando de 01 a 03 anos.

Os tempos de qualificação podem variar tanto assim, pois eles estão suscetíveis à metodologia adotada por cada instituição, além do tipo de curso escolhido também influenciar. Então, é interessante que a pessoa atente-se ao que for adotar, especialmente se ela tem pressa pelo seu diploma.


Outros dados sobre o Pronatec Voluntário 2019

É válido evidenciar que as vagas do Pronatec 2019 Voluntário são limitadas e que não há muita periodicidade quanto ao lançamento de novas. Deste modo, é importante alertar-se às novas notícias sobre o programa, as quais são disponibilizadas neste link, que também contém outras informações, tais como os cursos ofertados no último lote.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *