Pronatec Senai 2019

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), através do Pronatec, surge com o objetivo de qualificar os estudantes para o mercado de trabalho, sem a necessidade de custeio integral de seus estudos, através do Pronatec SENAI 2019, criado pelo Governo Federal.

Sendo assim, muitos jovens vêm ganhando espaço no mercado de trabalho, devido a sua qualificação e preparação.

O Pronatec SENAI 2019 oferece inúmeros cursos divididos em profissionalizantes e técnicos. Vale lembrar, que estes cursos podem sofrer alterações anualmente.

Pronatec Senai 2019
Pronatec Senai 2019

Como Funcionam as Bolsas de Estudo

O Pronatec SENAI 2019 oferece bolsas de estudos parciais e integrais para os alunos ingressantes.

As bolsas parciais destinam-se alunos interessados em realizar cursos de nível superior, ou seja, cursos de graduação nas áreas escolhidas.

Já em relação ao consentimento das bolsas integrais, estas podem ser oferecidas, tanto nos cursos de aprendizagem industrial e técnico quanto nos cursos livres com mais de 160 horas aula.


Inscrição Pronatec Senai 2019

Antes de qualquer etapa relacionada à etapa de inscrição do Pronatec SENAI, o aluno candidato, interessado no programa, necessitará estar atento às datas divulgadas pelo site oficial do programa, através da Internet, via link oficial do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Abaixo, passo a passo para efetuação da realização da matrícula nos cursos SENAI, via Pronatec 2019:

  • Acesse o site oficial do Pronatec;
  • Preencha os campos solicitados: estado de residência, município de residência, escolaridade já adquirida ou em andamento, instituição onde pretende realizar o curso, neste caso, o próprio SENAI e por último, a turma que deseja cursar;
  • Após este preenchimento, automaticamente, o estudante será encaminhado para outra janela (que será aberta na própria internet) na qual continuará preenchendo os dados solicitados pelo site;
  • Ao final deste processo a matrícula será concluída, tudo via online.
Inscrição Pronatec Senai 2019
Inscrição Pronatec Senai 2019

Quem Pode se Inscrever no Pronatec SENAI

Considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, vale destacar que estar entre os selecionados para o Pronatec SENAI, é um diferencial considerável para o acesso às vagas de empregos e a participação nos processos seletivos, que tem se tornado cada vez mais, uma tarefa difícil.

O objetivo principal do Pronatec SENAI 2019, é atender os brasileiros de baixa renda, considerando, neste caso aquele cidadão com renda de até 2 salários mínimos / mês, e que buscam qualificações profissionais de qualidade, mas, tais alunos, necessitam estar aptos para a inscrição no Pronatec SENAI. São considerados como pré-requisitos:

  • Que estejam cursando o Ensino Médio através da rede pública estadual ou da rede privada com benefício de bolsa integral, incluindo alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos;
  • Brasileiros que recebem outros benefícios de programas sociais como o Bolsa Família ou programa Chapéu de Palha;
  • Sejam ex-alunos que tenham concluído o Ensino Médio em escola de rede pública ou instituições privadas com benefício de bolsa integral.
Quem Pode se Inscrever no Pronatec SENAI
Quem Pode se Inscrever no Pronatec SENAI

Tais pré-requisitos podem variar, conforme a região, porém algumas condições são iguais para todas elas.

A seguir destacam-se as especificações para inscrições nos cursos:

  • Para Cursos Técnicos Pronatec: o candidato precisa ter idade superior a 28 anos e cursar o Ensino Médio em rede pública ou EJA, e ainda, pode apresentar uma formação escolar;
  • Para os Cursos de Qualificação Profissional: são atendidos agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas pescadores e trabalhadores autônomos. Ainda, desempregados, indígenas e quilombolas. É necessário estar cursando Ensino Médio em rede pública ou EJA e, ainda, apresentar uma formação escolar. Atender pessoas com qualquer tipo de deficiência, cidadãos que recebam benefício de programa de transferência de renda e reservistas das Forças Armadas. Fundamental ter mais de 16 anos.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *