Pronatec 2019 Inscrições

Pronatec 2019 inscrições -Estar bem qualificado é um requisito fundamental para contratação no mercado de trabalho. Entretanto, estar afiado com suas habilidades exige investimento, e nem todas as pessoas tem condições de arcar com cursos para perfeiçoar seu conhecimento. Mas, nos últimos anos, as inscrições Pronatec 2019 têm ocupado essa lacuna e oferecendo treinamento gratuitamente para pessoas de baixa renda. Então, quer se informar um pouco mais sobre esse programa? Leia o artigo abaixo!

Inscrições Pronatec 2019
Inscrições Pronatec 2019

Pronatec 2019 Inscrições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011. Ele possui o objetivo de capacitar os jovens e adultos de baixa renda, assim como proporcionar melhores oportunidades. Anualmente, o Pronatec atrai milhões de pessoas que querem ter um diferencial no mercado de trabalho. Em 2017, foram mais de dois milhões de participantes dos cursos oferecidos pelo programa.

Inscrição PRONATEC 2019
Inscrição PRONATEC 2019

O Ministério da Educação oferece inscrições para bolsas de ensino Pronatec para cursos de 3 modalidades de ensino distinta:

  • Cursos Técnicos I – Cursos para estudantes que já concluíram o ensino médio, com duração máxima de 1 ano;
  • Cursos Técnicos II – Cursos para estudantes que ainda estão estudando o ensino médio, com duração máxima de 1 ano;
  • Bolsa Formação, ou cursos de Formação Inicial e Continuada – Cursos com no mínimo 2 meses de duração, destinados a beneficiários de programas sociais do Governo Federal.

Cursos Pronatec 2019

Ao todo, o Ministério da Educação deve oferecer inscrições Pronatec 2019 para 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, todos com reconhecimento do MEC. Os cursos são disponibilizados em praticamente todas as áreas de conhecimento, e para consultar a lista completa de cursos, pasta acessar as listas abaixo, disponibilizadas na página do Ministério da Educação.

Como se inscrever no Pronatec 2019

Como se Inscrever no PRONATEC 2019Fazer sua inscrição no Pronatec 2019 é um processo simples e fácil. Se você se enquadra nos requisitos para se inscrever no Pronatec, basta seguir os passos indicados abaixo para efetuar a sua matrícula em uma instituição de ensino técnico ou profissionalizante:

  1. Acesse a página de inscrições do site oficial do Programa pelo seguinte endereço eletrônico: pronatec.mec.gov.br/inscricao.
  2. Na página de inscrição, preencha algumas informações básicas, como estado, município, sua escolaridade e também instituição. Ao final clique no botão “pesquisar”.
  3. Caso apareça resultados, clique na opção deseja e leia todas as informações sobre o curso e período e, caso lhe interesse, continue o processo de conclusão de matrícula.
  4. Quando não existem cursos disponíveis para sua escolaridade e também localidade, o sistema exibe a seguinte mensagem: “Não existem vagas disponíveis para as opções escolhidas”. Mas o recomendado é que sempre esteja acessando o portal para verificar a existência de vagas.

Datas das Inscrições

Data das Inscrições PRONATEC 2019As datas das inscrições variam, de acordo com as datas das inscrições das instituições de ensino. O Ministério da Educação recomenda que você se informe diretamente nos Institutos Federais, SENAC e SENAI da sua região, para se informar sobre o calendário de inscrições do PRONATEC 2019.


Pronatec 2019 Vagas

O Governo Federal ainda está tentando resgatar o País dos efeitos da crise econômica, por isso estará investindo fortemente na capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho. O Pronatec 2019 estará ofertando cursos em diversas modalidades de escolaridades, como ensino fundamental, médio e superior. É bem provável que o número de vagas supere a quantidade relacionado à edição do ano passado.


Pronatec 2019 Cursos

Para atender uma grande demanda de pessoas é necessário que exista uma grande quantidade de cursos. O Pronatec 2019 oferta capacitação em inúmeras áreas, como infraestrutura, militar, produção alimentícia, segurança, entre outras. Então, o candidato deverá conferir qual área poderá agregar valor ao seu currículo e validade no mercado de trabalho. Confira a lista completa de cursos disponíveis no programa.


Requisitos para participar do Pronatec 2019

Requisitos PronatecNão é todas as pessoas que podem participar do Pronatec 2019. Existem alguns requisitos que definem quem poderá participar do programa.

Para ter acesso ao programa, é preciso:

  • Ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos federais;
  • Ter matrícula no CadÚnico e estar recebendo auxílio do governo;
  • Não ter feito mais de dois cursos no Pronatec no ano de sua matrícula;
  • Estar frequentando o ensino fundamental, médio ou concluído o ensino médio (dependendo da modalidade do curso que irá se candidatar).

Pronatec EAD

Uma das modalidades de ensino mais populares do Pronatec 2019 é o ensino a distância. Através dos Cursos Pronatec 2019 EAD, o estudante tem acesso a cursos técnicos em qualquer lugar do Brasil, sem nem precisar sair de casa, tornando o acesso ao ensino técnico muito mais democrático.

Pronatec 2019 EAD
Pronatec EAD

Para assistir as aulas, o estudante utiliza o próprio portal do PRONATEC, dentro do site do MEC. As aulas á distância são dados por professores e profissionais qualificados. O único requisito para participar dos cursos à distância, entretanto, é que o estudante tenha acesso à internet para conseguir assistir às aulas online.

Para participar do Pronatec 2019 EAD, durante o processo de inscrição, basta selecionar a opção de ensino à distância, para visualizar as vagas disponíveis para essa modalidade de ensino.


Instituições parceiras

Para oferecer bolsas de ensino técnico em todo Brasil, o Pronatec firmou uma série de parceiras com várias instituições de ensino públicas e privadas, para oferecer o máximo de qualidade e de variedade em bolsas de ensino para o ensino técnico.

Escolas Parceiras Pronatec 2019
Escolas Parceiras

Confira abaixo algumas das instituições parceiras:

  • Institutos Federais de Educação;
  • Estácio de Sá;
  • Anhanguera;
  • SENAR;
  • SENAT;
  • SENAI;
  • SENAC;
  • E muitas outras!

Essas são apenas algumas das mais de 500 instituições participantes. Juntas, elas já foram responsáveis por oferecer mais de 2,7 milhões de bolsas de ensino para cursos técnicos e profissionalizantes. Desse total, 34% foram disponibilizadas pelos Institutos Federais, 21% disponibilizadas pela rede estadual de educação, 20% de instituições provadas de ensino, 14% via SEIAI e 9,5% pelo SENAC.


Contato Pronatec

Você pode entrar em contato com a direção do PRONATEC através dos seguintes canais de contato, disponibilizados gratuitamente:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 respostas para “Pronatec 2019 Inscrições”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *